Home / Noticias / Os carros e a tecnologia: para onde o futuro aponta?

Os carros e a tecnologia: para onde o futuro aponta?

Os veículos como conhecemos são uma criação muito mais recente do que se acredita: o primeiro carro como conhecemos foi criado apenas em 1886, na Alemanha.

A partir daí, as possibilidades tecnológicas destes veículos se tornaram ainda mais eficientes, e atualmente tudo está caminhando ainda mais rápido.

Se você acha que veículos autônomos e muitas das tecnologias que víamos apenas em filmes estão longe, você vai se surpreender com o que já existe por aí.

Continue conosco para analisarmos o que anda acontecendo demais eficiente no mercado automobilístico!

As novas tecnologias dos carros: mais ecológicos e inteligentes

Uma das maiores questões sobre os automóveis é que eles precisam acompanhar uma tendência que anda se tornando cada vez mais real: o fim do ciclo do petróleo.

Exatamente por isso existem diversas pesquisas em outras fontes e formas de combustíveis, e neste aspecto o Brasil vem desempenhando um papel mais importante do que a maioria acredita.

O uso do Etanol decana, que para nós é tão comum, não era o costume em diversos outros países e associado há isso tempos o biodiesel, também produzido da cana de açúcar.

Apesar de ser baseado em uma monocultura, o etanol e o biodiesel são muito mais eficientes do que a gasolina e o diesel tradicional, sendo sustentáveis e uma excelente tecnologia de transição.

Muitos apontam o futuro para os carros elétricos, pelo menos para o transporte individual ou de famílias.  Os carros elétricos são mais simples de se manter, menos poluentes e muito mais tranquilos para família no geral.

Ainda discute-se se seria plausível a carga do veículo em casa, mas a realidade está cada vez mais próxima,já que já existem modelos sendo vendidos.

Neste mercado de carros elétricos é importante destacar a Tesla, companhia do milionário Elon Musk, que vem fazendo dos veículos algo cada vez mais eficiente e diferenciado.

Outra tecnologia que já está sendo citada e testada em ambientes controlado são os veículos autônomos, que rodar por conta própria, evitando tantos acidentes e fazendo com que os ocupantes do veículo possam usar o tempo em outras atividades diversas.

Outras tecnologias que estão sendo desenvolvidas envolvem segurança e praticidade. Evoluções dos sensores que ajuda ma estacionar veículo,foras de lidar com acidentes e emergências de forma mais eficientes e muito mais tranquilas,permitindo que você tenha mais segurança e praticidade enquanto estiver dirigindo.

Quais são os problemas e desafios desse tipo de tecnologia?

Quando falamos desse tipo de tecnologia existe um problema importante, que precisa ser discutido elevado muito a sério: os riscos que essa entrega dos controles (nesse caso literalmente) seja desastrosa em alguns aspectos.

Acontece que todo o sistema de computador, por mais seguro que esteja, pode ser invadido e hackeado eventualmente. Como uma das tecnologias sendo desenvolvida envolve o controle do veículo à distância por outras pessoas.

As chances de existirem sabotagens ou um tipo bem específico de ramsomware (imagine uma pessoa sequestrar um veículo e ameaçar todos os ocupantes de morte caso um resgate não seja pago?)

Essa dificuldade se e problemas podem se tornar maiores quando aprender a dirigir o veículo se tornar cada vez menos necessário, porque essa é a tendência no caso de carros que se pilotam automaticamente se tornarem tendência: fica quase impossível prever a quantidade de possíveis acidentes em uma época de transição.

Exatamente por isso existem correntes de pesquisadores que acreditam que a atenção constante de um motorista não pode ser desprezada.

Outra questão que também anda muito em voga são os materiais mais seguros par ao veículo. isso já vem acontecendo há alguns anos.As ligas metálicas mais resistentes, que se amassam e criam verdadeiras armadilhas de ferragens em caso de acidente estão sendo substituídas por ligas que se amassam de forma mais segura quando o veículo se acidenta.

Opções de comunicação automática de acidente e também estão em teste. Esse tipo de tecnologia tornaria a situação muito mais tranquila e salvaria muitas vidas.

Os principais problemas dessas tecnologias são a segurança e aplicação no dia a dia das pessoas. Surpreendentemente os veículos mudaram muito nos últimos 30 anos, mas essa automatização é algo totalmente novo, mudando inclusive a questão desse uso.

Quando as marchas automáticas foram criadas se acreditou que elas mudariam o mercado para sempre, e o câmbio manual continua aí, ativo.

Da mesma forma, mesmo que existam modelos de veículos conduzidos por inteligência a artificial o prazer de dirigir e a necessidade da tomada de decisão por reflexo ainda são partes importantes do trânsito.

Continue conosco!Traremos mais novidades sobre o mundo dos veículos!

Além disso, Veja também

financiar veiculo de leilão

Como financiar veículo de leilão? Aprenda esse método fácil

Financiar veículo de leilão – Quando se fala em veículos de leilão, um dos motivos …

Deixe uma resposta