Home / Noticias / Mitos e verdades sobre as blitz policiais.

Mitos e verdades sobre as blitz policiais.

Blitz – Um dos pontos mais interessantes e diferenciados sobre as blitz é a sua importância na relação com a segurança do trânsito e evitando uma série de acidentes que com certeza aconteceriam caso não houvesse esse tipo de fiscalização mais ostensiva.

Esse tipo de trabalho dá aos motoristas a sensação de que eles precisam “andar na linha”, mas também gera uma quantidade considerável de informação desencontrada e até uma verdadeira patrulha em busca das blitz, sempre tentando evitar a fiscalização.

Dessa forma, é importante combater a desinformação com informação e permitir que as pessoas tenham mais certeza do que realmente acontece em uma blitz e quais são os direitos e deveres do motorista durante essas fiscalizações.

Quer saber mais sobre isso inclusive para se proteger de qualquer abuso de autoridade? Confira aqui todas as informações que você precisa e os diferenciais que você vai ter a partir de agora!

Como funciona uma blitz?

A blitz é uma ação policial que pretende buscar veículos de forma irregular, sejam frutos de roubo ou outro tipo de situação. Existem algumas questões jurídicas que podem ser evocadas dentro de todo o procedimento, mas é interessante fazer uso desse tipo de recurso apenas se houver algum problema, ou você pode causara sensação erradas nos policiais.

Sedo assim, sempre parta do princípio que não existe uma má intenção por trás do trabalho policial e siga tranquilo caso encontre uma blitz.

No caso a primeira checagem feita quando o carro é parado são os documentos do motorista e do veículo. CNH e documentação do veículo de licenciamento são as documentações principais e não tê-las consigo, é considerado delito leve, já que existem formas de conferir essas documentações digitalmente hoje em dia.

Nesse aspecto é mais perigoso estar dirigindo o veículo com documentação vencida, irregular ou fora das possibilidades da sua carteira. Isso pode gerar algum problema e até impedir o carro de prosseguir, dando uma multa alta para o dono do veículo e o motorista, se forem pessoas diferentes.

Isso é um detalhe importante, porque dependendo da infração tanto o dono do veículo quanto o infrator em questão são punidos e algumas vezes isso inclusive pode gerar a retenção do veículo.

Quanto às condições do veículo no geral, na blitz são analisados Step, pneus, vidros, luzes placa, além de cor do veículo (tem de bater com o documento) e alterações graves no veículo, além de conduzir passageiros no compartimento de carga, que é extremamente complexo.

Existem outras questões, mas são detalhes mais incomuns.

O que fazer para evitar ter problemas com a blitz?

Ao evitar problemas com a Blitz você terá muito mais facilidade de resolver qualquer dificuldade relacionada nela. É de suma importância que você não enxergue o policial como inimigo ou ele também vai te ver assim e suspeitar de você.

  • Não tente fugir da blitz:

    ao evitar fugir da blitz você está evitando se incriminar ou sentir os policiais agindo com você como fosse um suspeito. Dessa forma, isso se torne muito mais interessante eficiente.

  • Reduza a velocidade de maneira gradual e entre na fila para a blitz:

    Ao fazê-lo deforma natural e sem irritação ou sobressaltos você evita que uma pessoa mal preparada queira trazer problemas para você ou para questão nos veículos com você.

  • Caso seja parado, seja cortês e evite movimentos bruscos:

    ao fazer essas duas coisas, você evita que o psicológico do policial seja atingido por uma descarga de stress, o que pode se tornar perigosa e só complica sua vida.

Como você pode ver, a blitz pode ser simples ou se tornar um pesadelo. Aprenda a encarar a questão de outra forma e evite dificuldades e problemas para você!

Deixe uma resposta