Home / Noticias / Tire suas dúvidas sobre a CNH provisória.

Tire suas dúvidas sobre a CNH provisória.

CNH Provisória – Uma das maiores questões sobre a CNH provisória é que ela é algo que quase pode ser considerada recente. Afinal, pessoas com mais de 30 anos provavelmente não precisaram da carteira provisória quando tiveram suas primeiras licenças e muitas pessoas ainda se sentem em dúvida dentre as diferenças da CNH provisória para a definitiva.

Mais do que qualquer coisa, vamos falar mais sobre esse tipo de CNH, o que ela realmente permite e proíbe e quais são as outras diferenciais dessa CNH provisória.

Quais são as restrições da CNH provisória e porque ela se fez necessária?

A CNH provisória é algo de suma importância para a segurança do trânsito,porque com uma carteira de motorista com uma série de restrições durante o primeiro ano,os hábitos construídos ao redor de dirigir são melhores.

Teoricamente a ideia por trás da CNH provisória é manter o motorista em um período de condução “assistida” onde ele vai começar a moldar seus primeiros hábitos com uma série de restrições, que se espera que permaneçam quando ele se tornar um motorista com sua carteira definitiva.

Nem sempre funciona, mas o importa é entender que essa atitude diminuiu consideravelmente os acidentes e permitem que muitas pessoas possam transitar com mais tranquilidade pelas ruas.

Se você não conhece todas as restrições que a CNH provisória traz, vai conhecer a partir de agora!

Quais são as restrições da CNH provisória?

A CNH provisória tem como principal restrição a proibição de infrações graves e gravíssimas durante o período de um ano. Como comentamos antes,o ideal seria que o motorista nunca comete esse tipo de infração, e por isso mesmo o período de um ano com essa restrição é uma excelente forma de mostrar como isso é possível.

Além disso, só se pode cometer uma infração média dentro desse período. na segunda a CNH provisória é cassada e o motorista precisa reiniciar o processo de retirada da carteira de motorista.

Outro detalhe sobre a CNH provisória é que o motorista não pode trocar para a CNH definitiva caso tenha alguma apelação contra multas e infrações, mesmo que não sejam das que causam o cancelamento da CNH provisória.

Como você pode ver, a situação central é ser prudente no trânsito e evitar toda a possibilidade de se ter problemas com as infrações, e aprender a dirigir de forma prudente e adequada.

Evitando as infrações e aprendendo a dirigir de forma defensiva você evitará ter de refazer tudo o processo da auto-escola (que é o que acontece quando a CNH provisória é cancelada).

Como fazer para perder o medo de dirigir com a CNH provisória?

Com toda essa pressão, nada mais comum do que o motorista iniciante se sentir nervoso e isso levá-lo a uma série de erros que podem lhe custar a CNH provisória. Por isso mesmo, preparamos algumas dicas para que você não perca seu esforço por bobagem:

  • Desenvolva uma rotina de direção constante e vá aumentando a dificuldade: dessa forma você vai conseguindo se acostumar com as formas mais diversas e complexas da direção. Lembre-se sempre das dicas de segurança e de como não deixar que seu nervosismo vença.
  • Dirija com uma pessoa mais experiente para te ajudar: pelo menos das primeiras vezes, ou ainda com uma pessoa que te deixe mais tranquila, pois às vezes dirigir com uma pessoa mais experiente que vai ficar-te ”empurrando” os vícios de direção dela pode ser ainda mais danoso.
  • Se você sabe que tem dificuldade em algo, evite-a sempre que isso puder causar uma infração grande ou média: evitando situações de estresse em uma possível situação de infração é uma ideia bem interessante para começar a se acostumar com o fato de que você vai dirigir.

Deixe uma resposta