Home / Noticias / Como lidar com imprevistos mecânicos? Aprenda mais sobre isso!

Como lidar com imprevistos mecânicos? Aprenda mais sobre isso!

Uma das maiores formas do seu veículo gerar gastos para você é por meio da sua manutenção. Essa manutenção se torna especialmente arriscada e dispendiosa quando você não entende nem o básico de mecânica de automóveis. Nesse caso, você se torna um refém do mecânico e isso vai fazer com que tudo fiquem pior e mais complicado.

Isso é infelizmente uma realidade: a maioria dos motoristas não conhece o mínimo do seu próprio carro para fazer a manutenção preventiva e permitir que ele funcione adequadamente e evite muitos dos anos que ele sofre diariamente.

Se você já está se sentindo mal e quer resolver isso, vamos começar dando algumas dicas de como você pode lidar com imprevistos mecânicos e outras dicas indispensáveis de como ter uma relação melhor com seu carro!

 Como lidar com imprevistos mecânicos simples?

Imprevistos mecânicos no seu veículo vão acontecer (embora aconteçam bem menos se você fizer as ações de prevenção que vamos recomendar mais adiante) estar preparados para fazer um diagnóstico rápido e eficiente é sempre uma boa ideia.

Um ponto indispensável sobre isso é aprender a se informar com antecedência. Mecânico desonesto já tem uma lábia toda pronta para inventar problemas inexistentes para o seu carro, especialmente quando você está no meio da rua. Exatamente por isso vamos ensinar alguns diagnósticos básicos sobre o veículo.

Motor superaquecendo: o motor superaquecendo é um problema relativamente sério, que pode inclusive condenar o motor todo se for extremo. Isso acontece quando o líquido de resfriamento (água do radiador) está muito baixo.

O ideal é usar água destilada no radiador, já que a água comum tem uma série de impurezas que prejudicam o trabalho do radiador.

Você vai perceber que é algo assim quando o motor começar a soltar uma fumaça branca ou se o mostrador de temperatura começar a subir demais. A solução aqui é parar o carro imediatamente deixá-lo esfriar.

Se você tiver água destilada pode colocá-la,ou ainda água mineral( é menos recomendado,mas menos pior que colocar água da torneira) e dirigir devagar até encontrar aonde completar o reservatório de água.

Desgaste da embreagem: esse é um erro extremamente comum, em que o carro simplesmente perde tração. Ele acelera, mas não têm capacidade de sair do lugar.

Essa é uma pane em que o veículo simplesmente não consegue sair do lugar sem uma troca adequada de peças e pode ser causada por mau uso da embreagem ou desgaste normal mesmo.

Nesse caso você vai precisar deu mecânico para fazer a troca, mas apenas se for realmente necessário (verifique se ele não está apenas solto ou algo assim).

Pane elétrica: A pane elétrica geralmente é causa da por duas peças centrais, ou o alternador ou a bateria. Ou ainda caso você tenha usado algum dos benefícios elétricos do veículo enquanto ele estava desligado(rádio e ar condicionado são os mais comuns).

Nesse caso dar carga na bateria do veículo com outro veículo (a conhecida chupeta) pode ser uma forma eficiente de resolver o problema. Se a bateria não estiver segurando carga,é o caso de trocá-la.

Como fazer a mecânica preventiva no vê?

A mecânica preventiva é uma excelente opção para evitar essas e outras panes no veículo. Você mesmo pode fazer isso e é extremamente simples!

Cheque água e óleo: checar água do radiador e óleo de motor ajuda muito a manter seu veículo funcional e previne muito dos problemas que costumam ocorrer.

Trabalhe seu vício de direção: vícios de direção precisam ser trabalhados. Descansar o pé no  pedal da embreagem ou ainda trocar as marchas de forma equivocada são coisas que prejudicam o veículo.

Mantenha sempre bons níveis de combustível: evite rodar na reserva ou você pode acabar com uma pane seca.

Além disso, Veja também

financiar veiculo de leilão

Como financiar veículo de leilão? Aprenda esse método fácil

Financiar veículo de leilão – Quando se fala em veículos de leilão, um dos motivos …

Deixe uma resposta