Óleo de motor é um componente muito importante para o bom funcionamento do motor do seu veículo. Ele cumpre uma série de funções e tem uma série de especificidades que fazem com que seu motor funcione de forma mais completa.
Se você deseja conhecer melhor o que esse óleo de motor faz pelo seu carro e a importância de usar o óleo adequado, continue lendo, porque iremos mostrar diversas informações sobre o óleo de motor que com certeza vão fazer com que você repense a sua necessidade de trocar óleo de motor corretamente.
Quais são as funções do óleo de motor?
Antes de tudo, é indispensável entender quais são as funções do óleo de motor, e o que ele traz de diferente para a vida motor do seu carro.
O óleo de motor é indispensável para o bom funcionamento do seu veículo e de formas que você provavelmente nem suspeitava.Vamos apontar as suas 4 funções.
- Lubrificação das peças do motor: a função mais óbvia do óleo de motor é a lubrificação, que permite que o motor funcione sem gerar fricção desnecessária, que simplesmente iria fazer com que o motor fundisse ou explodisse pelo trabalho dos pistões.
- Resfriamento: o óleo de motor, juntamente com o radiador, ajuda o moto a se manter dentro de uma temperatura que evita que as peças sofra dano por temperatura. Sem a quantidade adequada de óleo de motor, ele pode inclusive fundir e se tornar totalmente inútil
- Limpeza do motor: mesmo com a lubrificação existe alguma fricção entre as peças do motor. Essa fricção gera uma série de detritos que poderiam se tornar problemáticos se ficassem se acumulando no motor.Dessa forma,ao capturar e manter em suspensão esses detritos, o óleo de motor faz com que o seu motor fique sem entupimentos causados por esse tipo de detrito.
- Vedação: por gerar uma camada protetora ao redor de peças sensíveis do veículo, o óleo de motor evita que essas peças se contaminem por agentes externos ou ainda que tenham problemas causados por outras coisas como pedrinhas e similares.
Viu como o óleo de motor faz muito mais do que simplesmente lubrificar? Exatamente por isso que esse tipo de óleo precisa ser o exato para o seu tipo de carro e sempre ser cuidado para evitar problemas.
Óleo de motor é tudo igual?
Não! De forma alguma! Os óleos de motor são totalmente diferentes uns dos outros, e a diferença vai muito além do natural VS sintético.
A ideia central do óleo de motor correto é se adequar às necessidades de cada tipo de veículo, já que cada tipo de motor precisa de qualificações e diferenciais. Por exemplo, Você acha que um motor 1.0 simples tem a mesma fricção e temperatura que um motor 2.0 16 válvulas? Obviamente que não!
Existe toda uma série de características do óleo de motor, que também vão variar de acordo com a marca escolhida. Nesse caso, é indispensável não misturar marcar marcas dentro do seu motor, ou o óleo de motor pode causar problema se tornar uma grande inconveniente.
Converse com seu mecânico sobre as opções coerentes de óleo de motor para o seu veículo e verifique sempre a originalidade do óleo, Especialmente quando a troca de óleo for feita na oficina.
Infelizmente existem oficinas que vendem óleo reaproveitado como se fosse óleo de motor novo, e isso co certeza faz com que os motores sejam danificados de forma muito grande.
Não perca mais informações sobre seu carro aqui no vermelhinho!Até a próxima!