Home / Noticias / Quais cuidados tomar ao comprar um carro usado?

Quais cuidados tomar ao comprar um carro usado?

Existe uma série de verificações que sempre são recomendadas quando se fala de comprar um carro usado, mas como isso é meio óbvio para muitas pessoas acabamos usando apenas “as verificações de sempre”.

Acontece que nossos leitores mais jovens ou menos acostumados pediram para que fizéssemos uma lista dessas necessidades.

Seja comprando um veículo usado em de um particular ou de uma agência, é importante tentar não desperdiçar dinheiro ao investir em um veículo usado ruim. Com essas dicas você vai escolher melhor o carro usado para comprar.

  • Preste atenção no ruído do motor

Uma das maiores questões sobre um carro usado é seu motor e a força do seu chassi. Vamos começar pelo motor, pois a manutenção do motor é um dos maiores investimentos dentro de um carro usado.  Por isso mesmo checar se o carro parece que estar com o motor “engasgando” é um problema extremamente sério.

Evite um veículo com o motor engasgando.

  • Dirija o veículo

dirigir o veículo é, definitivamente, indispensável. Pense no quanto de dinheiro que você está colocando em um carro usado, você precisa se sentir feliz extremamente feliz atrás do volante desse veículo ou algo está muito errado.

Dirija da forma mais natural possível, dêem algumas “forçadas” no motor e pegue eventuais subidas com ele. Enquanto o veículo não é seu a melhor opção é realmente entender o que ele pode fazer ou não antes de ter de lidar com um carro “fraco para subidas”.

Pergunte os maneirismos do veículo ao antigo dono. Isso não chega a ser defeito ou problema,são coisas que acontecem,especialmente em veículos mais antigos, que ainda tinham a questão de serem “amaciados”.

  • Faça uma vistoria completa

essa é uma parte que nem sempre é possível obter, mas se você tiver a chance de levar o veículo a um profissional para uma vistoria, é a sua melhor opção para verificar onde o seu investimento está indo. Você pode usar apalavra do mecânico como uma forma de conseguir um eventual desconto.
Se a vistoria não for possível faça uma mini vistoria você mesmo (ensinamos isso aqui).

  • Avalie o preço

Compare a oferta com o valor de Tabela FIPE do veículo, dessa forma você terá uma boa ideia do que está esperando. Às vezes as pessoas vendem os veículos mais em conta quando realmente precisam do dinheiro… ou podem estar escondendo problemas de documentação ou de manutenção.

  • Verifique a regularidade jurídica do veículo

checar dividias do veículo ou se ele está sendo usado como parte de um processo contra o atual proprietário é um forma de evitar que essa pessoa tenha uma quantidade considerável de problemas. Assumir dívidas e problemas do veículo tem de ser opcional e gera um bom desconto.

  • Verifique taxa de desvalorização

esse é um assunto que poucas pessoas ensinam, até porque os vendedores de carro usado amam que as pessoas sejam ignorantes desse aspecto da compra e venda de veículos. Se investimento está em constante desvalorização, mas alguns veículos desvalorizam mais rápido. Pesquise a desvalorização do veículo que você está comprando e um possível valor de revenda.

  • Cote um possível seguro

sim, antes mesmo de comprar o veículo faça a cotação de um seguro para ele. Isso é extremamente interessante porque você precisa de um seguro e você pode saber exatamente o quanto é mais fácil de decidir a compra de um veículo sabendo também o quanto você vai gastar de seguro mensalmente.

Dessa você voe tem um controle muito maior sobre o quanto seu veículo vai pesar no seu orçamento e o quanto de conforto e praticidade ele vai oferecer. Se os valores parece valerem à pena, faça a compra, mas se não for caso, procure outro veículo.

Além disso, Veja também

carro novo ou usado

Carro novo ou Seminovo: qual o melhor pra você?

Escolher entre novo e seminovo é uma das perguntas mais comuns quando falamos de pessoas …

Deixe uma resposta