Home / Noticias / Carro novo ou Seminovo: qual o melhor pra você?

Carro novo ou Seminovo: qual o melhor pra você?

Escolher entre novo e seminovo é uma das perguntas mais comuns quando falamos de pessoas que estão em busca de comprar um novo veículo. Isso acontece especialmente porque esse não é investimento a ser feito de forma frívola, exatamente por isso a preocupação.

As vantagens e desvantagens de um novo contra um seminovo são menos óbvias do que se espera, especialmente porque existe uma tremenda diferença entre comprar um seminovo de particular e de uma empresa, por exemplo.

Para não gerar mais problemas, vamos aprender mais sobre esses produtos e trazer os prós e contras de cada um deles, incluindo algumas questões que podem te ajudar a decidir sobre o novo ou o seminovo.

Afinal, qual a grande diferença entre o novo ou o seminovo?

É muito importante entender essa diferença entre um carro novo e um seminovo, e que ela tem um custo, pois assim você é capaz de entender se está realmente disposto a pagar por essa comodidade. Conforto e comodidades são as palavras de ordem quando falamos sobre escolher entre um novo e um seminovo.

Isso porque o carro novo tem essas qualidades elevadas ao extremo. Estamos falando de um carro saído da fábrica para a sua mão, ele vai se adaptar a você dar os melhores quilômetros com você. Nesse caso em específico,é um  benefício que tem um custo.

A chamada desvalorização do carro ocorre de forma muito mais acentuada nos 3 primeiros anos do veículo, isso porque esses são os anos em que o veículo vai precisar muito mais de prevenção e limpeza do que efetivamente de manutenção e troca de peças muito caras.

Seguindo por esse aspecto temos um ponto extremamente importante no seminovo, já que ele já passou por esse pico de desvalorização, você começa a “perder valor” mais lentamente quando compra um desses. O, porém disso é que, especialmente dependendo da quilometragem do veículo, ele pode começar a apresentar problemas mais graves e exigir uma manutenção mais intensa.

Esse tipo de situação pode se tornar uma boa forma de trabalhar a sua decisão: Se você pode pagar pelo melhor de um carro, escolha o novo, senão, o seminovo é a segunda melhor opção.

Outros aspectos que você precisa levar em consideração

Quando falamos no investimento de comprar um carro, outras coisas precisam ser levadas em consideração além da dicotomia novo VS seminovo:

  • Valores mensais com os veículos: os valores relacionados a seguros, manutenção, combustível, óleo e similares vão variar enormemente de acordo com o modelo e o ano do veículo. Além disso, existe a questão das parcelas do veículo, caso ele tenha sido comprado em um financiamento.
  • Comprar um 0 km popular ou um seminovo mais luxuoso: essa é outra questão que precisa ser levada em consideração: os valores se aproximam quando falamos de um upgrade no tipo de carro. Especialmente quando você financia o veículo em um banco, você pode inclusive pagar mais no seminovo.
  • Preço das peças de manutenção: é importante também verificar sempre o valor de peças de manutenção quando você escolhe um modelo e uma montadora. Algumas montadoras conseguem popularizar muito os seus valores, e nem sempre vale à pena confiar totalmente nas garantias de manutenção um caro 0 km, que geralmente são garantidas pelas montadoras nos primeiros meses, exatamente porque eles são poucos e baratos.
  • Considere quilometragem: uma quilometragem muito alta em um seminovo vai demonstrar muito mais desgaste do que deveria, e isso vai se tornar um problema mais imediato para você. Prefira sempre um seminovo com pouca quilometragem.

Com essas informações fica muito mais fácil definir qual é o melhor veículo a ser comprado

Deixe uma resposta