Home / Noticias / Novas placas: Quando vai acontecer a substituição?

Novas placas: Quando vai acontecer a substituição?

Enfim tudo parecia resolvido, porém como no Brasil as coisas tendem a atrasar, no caso da adoção do novo padrão de placas para os veículos registrados nos países membros do Mercosul isso também aconteceu.

O órgão Governamental  Denatran Suspendeu por cerca de 60 dias todo o processo, Logo a Implantação das novas placas para identificação dos veículos, chegará com um pouco mais de atraso, veja abaixo como iria funcionar antes da suspensão.

Em mais um passo para a unificação de regras dentre os países do MERCOSUL, os veículos Brasileiros vão aderir às novas placas, que serão ajustadas ao padrão internacional, que já é mais comum em outros países do bloco.

Com essa modificação, diversas questões ficarão mais fáceis entre os países, o que vai incluir a passagem dos veículos sem dificuldades pelas fronteiras.

Se você ficou curioso sobre as novas placas, venha aprender mais sobre elas e quais são os prazos que você vai ter para trocar as do seu veículo.

Como são as novas placas e por que elas são incríveis?

As novas placas são especialmente interessantes porque adequam os veículos brasileiros ao mesmo padrão que será usado por todos os países dentro de alguns anos. O interessante é que, para facilitar a situação, não haverá um recall imediato das placas.

Essas placas novas possuem uma série de detalhes que fazem delas veículos internacionais dentro do bloco. Acredita-se que com as novas placas você terá muito mais facilidade de transitar com seu veículo por todos os países pertencentes ao bloco, e quem sabe até comprar veículos nos países sem pagar altas taxas de importação!

Todas essas possibilidades ainda estão muito incertas, já que não se existe negociações mais concretas a respeito de como as regras internacionais serão feitas. O importante, porém, é entender o que as novas placas vão ter de diferente:

Vamos às novidades:

  • Nova cor: a placa passa de cinza para branco, sendo que as mudanças de cores para diferentes tipos de veículo serão feitas nas letãs e não mais no fundo, como costumeiramente
  • Mais segurança: diversas medidas de segurança serão aplicadas nas novas placas, além de faixas sinuosas, teremos mais dois dispositivos de segurança para evitar falsificação.
  • Designação de país e estado por bandeiras. As bandeiras serão mais usadas do que as palavras escritas para facilitar a identificação pelas autoridades. Apenas o país será identificado com o nome por extenso
  • Menos números, mais letras: você terá uma troca total das ordens de letras e números, seguindo um sistema de notação que provavelmente vai ser unificado entre os países.
  • Mesmo tamanho, mesmo nas motos: a maior vantagem é que todas as placas serão do mesmo tamanho e as placas de motos vão seguir o mesmo modelo, com algumas adaptações para o espaço menor.

Como serão feitas as trocas das placas?

Um detalhe importante sobre as novas placas é que não será feito um recall geral, pelo menos não por enquanto. De acordo com informações do DENATRAN, não haverá um recall de placas, já que as novas placas serão instauradas gradativamente ate 2023, que é quando se acredita que todas serão substituídas.

Sendo assim, as novas emissões de placas a partir de setembro deste ano já serão dentro no novo padrão, o que vai facilitar a troca eventual. Quando você for mudar o emplacamento por documentação ou qualquer situação deste tipo, após setembro, você já terá uma das novas placas que terão, de acordo com o DENATRAN, o mesmo valor da placa atual.

Essas modificações, além de todas as vantagens de legislação já explicadas ainda vão fazer com que os veículos brasileiros ganhem uma nova estética.

Com nossas placas mais vistosas e mais parecidas com os modelos internacionais, será muito mais difícil executar fraudes, como as famosas “adulterações com fita isolante”, que modificam um ou outro numeral da placa, para evitar multas e similares.

O que você achou das novas placas? Gostou ou não? O que espera dessa unificação dos veículos dentre os países do MERCOSUL? Nós do vermelhinho acreditamos que isso irá trazer várias vantagens para os usuários e vai permitir que o MERCOSUL, com o devido tempo, ofereça os mesmos benefícios que outros blocos internacionais, como a União Européia.

 

Além disso, Veja também

financiar veiculo de leilão

Como financiar veículo de leilão? Aprenda esse método fácil

Financiar veículo de leilão – Quando se fala em veículos de leilão, um dos motivos …

Deixe uma resposta