Home / Noticias / Multas de trânsito prescrevem? Conheça mais sobre essa questão.

Multas de trânsito prescrevem? Conheça mais sobre essa questão.

Uma das maiores questões sobre multas de trânsito é que existem muitas informações que podem ser consideradas desencontradas. uma das mais famosas divergências é se multa de trânsito prescreve.

Fizemos um levantamento sobre a questão e sobre outras informações importantes que você precisa saber sobre multas, e teremos grande prazer em dividir essa informação com você de forma simples direta.

Para que você não perca mais tempo buscando as informações divergentes e então tentando entender, vamos falar mais sobre se as multas de transito prescrevem e outras informações sobre essa situação.

As multas de trânsito prescrevem? Como isso acontece?

Existe uma boa e uma má notícia nessa situação. A boa notícia é que multas de trânsito prescrevem sim! Depois de 5 anos dos 30 dias do recebimento da multa você estará livre da multa. A má notícia é que enquanto isso o veículo estará paralisado.

Basicamente você não vai conseguir fazer o licenciamento sem pagar a multas e apenas o IPVA pode ser mantido em dia, o que pode gerar um efeito cascata de dívidas e problemas para o seu veículo. Isso vai se tornar ainda pior porque existirão outras dívidas sendo acrescidas de juros.

Em suma, prescreveras multas prescrevem, mas nunca ela boa ideia deixá-las prescrever a não ser que você esteja lidando com alguma situação muito grave.

Nessa situação em especifico, existem diversas atitudes que podem ser melhor situação, sendo dizer a multa prescrever a última delas.

Quais são as consequências de não pagar a multa?

Sabendo que multa de trânsito prescreve em 5 anos, muitas pessoas podem estar extremamente interessadas em fazer uso desses recursos até de forma exagerada, beirando a má fé, mas é importante, como afirmamos mais acima, entender que isso pode se tornar uma verdadeira cascata de problemas administrativos e jurídicos.

Acontece que dependendo da quantidade de tributos atrasados nos veículos eles podem ser apreendidos em blitz policiais, embora exista uma prerrogativa jurídica de que os tributos não podem ser cobrados de forma coercitiva.

Nesse caso, você precisaria entrar na justiça pela liberação do seu veículo e parcelamento da sua dívida. Isso se torna um grande inconveniente e pode se tornar um problema ainda maior quando temos outras questões sendo levadas em consideração,como o uso do veículo para deslocamento casa/trabalho e urgências médicas.

Como você pode ver, é uma verdadeira cascata de problemas que pode ser resolvida de forma mais inteligente.

O que fazer com casos de multas equivocadas e injustas?

Existem diversas questões de multas de trânsito que podem ser resolvidas de forma mais eficiente do que deixá-las sem pagar, mesmo sabendo que multas de trânsito prescrevem em 5 anos. Se você está em uma situação desse tipo, vamos aprender agora algumas coisas que podem ser feitas:

Transferência de multas para o autor da infração: a transferência dos pontos para o autor da multa é algo interessante de ser feito no conceito de evitar pontuação na Carter ia do dono do veículo. O valor continua agregado ao veículo e é importante que seja feito o pagamento o quanto antes.

Recorrer da multa: Recorrer da multa é outra atitude extremamente interessante no caso de você acreditar que a multa foi injusta. Faça-o em até 30 dias depois da notificação ou você perde o direito dessa apelação.

Como você pode ver, existem diversas formas mais eficientes de tornar uma multa um problema menor. Não recomendamos deixar a multa de trânsito prescreve, sendo mais interessante entrar em acordo com o DETRAN e a prefeitura da sua cidade para regularizar os impostos e multas do seu veículo.

Não perca! Traremos ainda mais informações para vocês sobre esses e outros assuntos relacionados ao mundo dos carros!

Deixe uma resposta