Itabuna registra mais seis casos de microcefalia nos últimos meses na maternidade do Hospital Manoel Novaes, número mais relevante que o divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
microcefalia em Itabuna BA
A secretaria confirmou um caso em Itabuna, ainda pela secretaria somente 13 casos estavam registrado no Estado da Bahia até dia 11 de outubro de 2015.número considerado normal.
A diretora Fabiane Irla Chavéz do Hospital em Itabuna informou que “Já tem um bom tempo que a gente não via tantas microcefalias juntas. Nos últimos dois meses, a gente viu seis casos”.
A Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça do bebê é menor do que a de outros da mesma idade e sexo.
Microcefalia normalmente é diagnosticada no começo da vida, quando cérebro da criança não cresce o necessário durante a gravidez ou depois do parto.
Em contra partida o Ministério da Saúde decretou situação de emergência em saúde por causa do aumento de bebês com microcefalia.
A região nordeste já confirmou quase 400 casos de microcefalia até o dia 17 de novembro de 2015, Entretanto o ministério da saúde reconhece só 8 casos, menos que o número da secretaria de saúde.
De acordo com o ministério o zika vírus que assombrou o nordeste nos primeiros seis meses de 2015, pode ter relação direta com o aumento de casos de microcefalia.
Esta hipótese pode ser confirmada pelo fato de ter sido encontrado o vírus em duas gestantes no estado da Paraíba.
Outros possíveis causas para a microcefalia:
- Malformações do sistema nervoso central
- Diminuição do oxigênio para o cérebro fetal: algumas complicações na gravidez ou parto podem diminuir a oxigenação para o cérebro do bebê
- Exposição a drogas, álcool e certos produtos químicos na gravidez
- Desnutrição grave na gestação
- Fenilcetonúria materna
- Rubéola congênita na gravidez
- Toxoplasmose congênita na gravidez
- Infecção congênita por citomegalovírus.
Mais informações sobre Microcefalia