Home / Noticias / Gastos com o carro, é possível me programar?

Gastos com o carro, é possível me programar?

Carro hoje em dia passou de ser supérfluo e se tornou um item necessário para todos.Todo adolescente sonha em completar 18 anos e tirar logo sua carteira para adquirir um quanto antes seu veículo. Mas, ao tomar esse passo é preciso ficar por dentro dos gastos que você vai ter com ele.

Carro não é investimento! Os gastos não são poucos, algumas pessoas até comparam os gastos de um carro, com os gastos com um filho. Você já colocou na ponta  da caneta os gastos com seu carro?

Se não! Aqui vai uma dica nossa comece anotando ou faça uma planilha , coloque informações com gastos diários, semanais , mensais e anuais. Com essas informações você vai conseguir ter um bom controle e saber para onde está indo seu dinheiro.

Como fazer isso? Primeiro você vai precisar de disciplina para não deixar nenhum gasto sem anotar, é necessário que nada fique de fora. Parece meio tedioso né! Mas se você pretende se programar com suas despesas vai ser necessário esse sacrifício.

Para facilitar sua vida, já existe alguns aplicativos que foram pensados  para isso. Além de você ter o controle de tudo que está gastando com seu carro, alguns aplicativos ainda te lembra das manutenções que tem que ser feitas no seu veículo. Basta programar tudo e todos os dados ficam ali na palma da sua mão.

Vamos te ajudar hoje esclarecendo algumas dúvidas e te dando dicas de como lançar na sua planilha todos os gastos.  Fique atento!

Como colocar tudo no “papel”?

 Primeiro você vai precisar fazer um levantamento dos tipos de gastos que você tem com seu carro gastos frequentes, mensais e anuais. Para esclarecer melhor cada tipo de gasto, vamos te dar alguns exemplos.

O gasto mais frequente é com o combustível, é importante anotar todos os abastecimentos com isso você vai ter o controle de quantos quilômetros o seu carro está fazendo por litro. E se você vai de carro para o trabalho não esqueça de incluir o valor pago no estacionamento.

Coloque também gastos menos frequentes,  como por exemplo troca do óleo, do filtro de óleo, do filtro de ar, alinhamento, balanceamento, troca dos pneus, checagem do motor, freios, suspensão e parte elétrica. Não deixe nada de fora.

Não esqueça aqueles gastos fixos como, IPVA, licenciamento e DPVAT, parcela do carro (caso ainda esteja pagando) e seguro do carro. Nesses casos já tem como se programar e deixar um valor reservado.

Existe também aqueles gastos fora do roteiro, são aqueles gastos que ninguém quer ter, do tipo que você é pego de surpresa. São eles os gastos com multas, consertos e estacionamentos ocasionais.

Para que você não tenha nenhum tipo de gastos extras em caso de acidentes, furtos e roubos; vale a pena pagar um seguro para seu veículo. Se no momento isso não for possível tente manter uma quantia reserva para esses imprevistos.

Quais as vantagens de me programar?

Com todos essas informações você já percebeu que tendo comprometimento e disciplina é possível sim se programar para alguns gastos, claro que pode acontecer imprevistos mas, você vai estar preparado até para isso.

Porque, não é apenas ter o tão sonhado veículo, precisa ter com ele algumas responsabilidades e para que ele funcione perfeitamente alguns cuidados são necessários,como manter sempre às manutenções em dia ou então pode acontecer de  ter que desembolsar uma quantia bem maior lá na frente e ter uma grande dor de cabeça.

Entendemos que com a correria da vida moderna é complicado ter o controle de tudo e talvez considere uma perca de tempo ficar anotando o que se gasta; Mas para ter um equilíbrio financeiro, manter suas contas em dia e ficar em paz com seu dinheiro é necessário dar o primeiro passo.

A vantagem de se programar, é que você vai conseguir organizar seu orçamento tendo um controle maior, ficando por dentro de quanto você gasta; quanto você recebe; quanto pode economizar por mês; etc.

Nosso foco aqui é o gastos com seu veículo mas, se você deseja mesmo economizar leve também esse tipo de planejamento para outras áreas da sua vida; assim você vai poder até planejar aquela viagem de férias ou adquirir um bem tão sonhado.

E se for viajar , comece ficando por dentro de como economizar na sua viagem clicando aqui https://vermelhinho.net/como-economizar-em-uma-viagem-de-carro/.

Quer mais informações sobre veículos? Fique ligado aqui temos muitas novidades para você!

Além disso, Veja também

financiar veiculo de leilão

Como financiar veículo de leilão? Aprenda esse método fácil

Financiar veículo de leilão – Quando se fala em veículos de leilão, um dos motivos …

Deixe uma resposta