Home / Noticias / Consórcio, Vale a pena esperar?

Consórcio, Vale a pena esperar?

É uma alternativa mais barata que os financiamentos comuns por não possuir juros, não precisa de entrada e que permite você fazer uma compra planejada, você pode organizar a retirada do carro de acordo com suas finanças.

Uma boa opção pra você que não consegue juntar dinheiro, mas está disposto a esperar pelo seu carro.

Não tem taxas de juros mas, possui algumas tarifas então é importante ficar atento porque em alguns casos pode compensar mais para você fazer um financiamento e ter seu carro logo em mãos.

Uma dica importante antes de fechar seu consórcio e além de pesquisar as tarifas, custos e vantagens é dá uma olhada também se há muita reclamação a respeito para que você consiga evitar problemas desnecessários.

É sempre bom analisar o Custo Efetivo Total (CET) do consórcio pra ver se no fim das contas realmente será uma vantagem.

O consórcio só vale mesmo a pena se você tem ou terá dinheiro para fazer um lance, pois as chances de ganhar no consórcio não são tão altas e a demora em ganhar faz um financiamento ser uma melhor opção. 

Como funciona o consórcio?

Consumidores interessados em um mesmo tipo de bem adquirem cota no consórcio, junto à uma administradora. A partir daí, eles se comprometem ao pagamento mensal de um prestação, que vai para o fundo comum. Deste fundo, a administradora passa a sortear Cartas de Crédito.

A carta de crédito vai te dar todo o valor que você precisa pra comprar o seu veículo, você pode ser contemplado no início ou no fim do seu contrato independente do número de parcelas já pagas mas, mesmo após ser sorteado com a carta de crédito tem que continuar pagando as parcelas.

A carta de crédito também pode ser usada para pagar documentações do veículo, tais como IPVA e seguro sem precisar tirar valores do bolso.

Geralmente há um sorteio por mês das cartas de crédito. Quem quer aumentar as chances de ser contemplado um quanto antes, tem a alternativa de dar lances ou seja, pagar um valor a mais em um mês, assim aumenta suas possibilidades de de ser sorteado para conquistar seu veículo.

Fique atento ao adquirir um consórcio, o pagamento será em alguns anos os prazos são mais longos e as parcelas terão reajuste que será dividida para todo o grupo, o que faz com que esse reajuste não seja tão pesado no seu bolso.

Características:

 ● Parcelas mais baixas

● Prazos mais longos

●  Antecipação de parcelas

● Maior flexibilidade

Tipos de taxas cobradas:

  • Taxa de administração – Remunera a administradora por seus serviços de gerenciamento.
  • Taxa de Fundo Reserva – Cobre o fundo em caso de inadimplência de algum participante.
  • taxa de seguro- Garantia de pagamento do débito em qualquer situação.
  • Fundo Comum (FC): valor pago pelo consorciado e que forma a poupança destinada à compra do bem pelos contemplados.

Consórcio informal: Um grupo de amigos, família ou conhecidos, se reúnem e adquirem uma cota em uma empresa que não tem permissão para atuar. Este tipo de consórcio traz mais problemas que benefícios, uma vez que não tem regulamentação nem respeita o Código de Defesa do Consumidor.

Então é bom não recorrer a este tipo de consórcio para, não correr o risco de perder todo o seu investimento. 

Segue alguns dados com base no site do reclame aqui.

 Principais Problemas referentes a algumas empresas que oferecem consórcios:

  • Carta de crédito
  • Estorno do valor pago
  • Demora na execução
  • Reembolso de valor pago
  • Propaganda enganosa
  • Cancelamento
  • Não consigo utilizar meus créditos
  • Descumprimento de contrato
  • Descumprimento de prazos
  • Mau atendimento do prestador de serviço
Empresa Reclamações Voltaria a Indice
respondidas fazer negócio de solução
AGO-Concessionária Hyundai 25% 25%
Consórcio Chevrolet – Gemac 100% 31% 71,80%
Consórcio Honda 14,90% 33,80%
Consórcio Nacional Ford 92,03% 40 %
Consórcio Nacional Volkswagen 100% 41,10% 76,80%
Consórcio Renault 100% 53,30% 73,30%

Na hora de escolher seu consócio o importante é analisar, comparar e negociar, para conseguir as menores taxas e as melhores condições.

Assim, o sonho de adquirir seu veículo novo não vai se tornar um pesadelo. Acompanhe o Blog e saiba tudo sobre os principais consórcios nacionais!

Além disso, Veja também

Vistoria de Veículo | Descubra como fazer você mesmo

Vistoria de Veiculo – Se você já acompanha o nosso site há algum tempo, sabe …

Deixe uma resposta