Home / Noticias / Aluguel de carros: Como funciona e que cuidados tomar!

Aluguel de carros: Como funciona e que cuidados tomar!

O aluguel de veículos tornou-se uma boa opção pra você que pretende viajar, quer mobilidade sem precisar comprar um carro ou teve algum imprevisto com seu carro e não quer ficar a pé; mas antes de alugar um carro preste atenção nessas informações.

Ao alugar  um carro fique  atento ao contrato e como funciona  todo o processo de locação para não se arrepender depois; leia o seu contrato e preste atenção as informações  de como são feitas as cobranças, se será por quilometragem, por tempo de locação e o que o seguro cobre.

Verifique se o tanque de combustível deve estar cheio na devolução, qual o custo de devolvê-lo vazio, o que acontece em caso de acidente, se pode ser devolvido em um lugar diferente do lugar alugado, entre outras informações; não fique com dúvidas  na hora de assinar seu contrato de locação.

Sua habilitação tem que corresponder ao veículo que vai alugar; se o carro vai ser utilizado por mais de um condutor é importante cadastrar todos, porque em caso de acidente se o veículo estiver sendo conduzido por alguma pessoa que não está cadastrada o seguro não cobre os danos do carro.

É importante  adquirir um seguro na hora de fechar o seu contrato para que não fique em sua responsabilidade os pagamentos em caso de acidentes, roubos ou furtos durante o aluguel.

Antes de sair com o carro exija a vistoria e o acompanhe de perto para não pagar nada a mais na hora da devolução do mesmo, na hora da vistoria são analisados riscos na lataria, marcas, falta de um estepe, o estado geral do estofamento e dos demais itens do automóvel.

Se puder na hora da vistoria  estimule seu lado fotográfico e tire fotos de todo o carro e caso perceba algo verifique se o funcionário responsável está anotando tudo.

Algumas pessoas ao alugar um carro esquece dos cuidados  como motorista; “o carro não é meu então vou sair dirigindo como um louco”, dirija com segurança sempre porque  em caso de multa é da responsabilidade do condutor do veículo o pagamento da mesma.

Exigências ao alugar um carro

  • Ter mais de  21 anos (algumas empresas alugam veículos para maiores de 18 anos porém é cobrado uma taxa extra.);
  • carteira de  habilitação há pelo menos dois anos;
  • cartão de crédito em seu nome com limite para cobrir a franquia do seguro em caso de acidente ( esse é tipo de pagamento mais utilizado).

Tipos de Locação

Por quilômetro – Costuma ser mais em conta mas há um limite para de quilômetros que o cliente pode rodar.

Nesse caso é importante saber exatamente quantos quilômetros você vai rodar, porque se ultrapassar os combinados no contrato, você vai pagar bem  mais por isso.

Diária – Uma opção mais cara, mas que te dar liberdade para rodar sem ficar de olho na quilometragem então se pretende rodar muito vale a pena adquirir esse plano.

Nesse caso geralmente a devolução do veículo é com o tanque cheio, ou então é cobrado uma taxa caso a locadora precise abastecer o carro em devolução com o tanque vazio.

Mensal – Se vai precisar do carro por um período mais longo, vale a pena fazer um plano mensal algumas empresas oferece um bom desconto nesse tipo de plano.

Categorias oferecidas na hora do aluguel

O valor do aluguel varia de acordo com a categoria escolhida, então é importante analisar quanto você quer pagar a mais.

Mas, nem sempre o carro mais barato é que vai oferecer menor custo, se for fazer uma viagem longa análise os custos que vai ter com o carro.

  • Econômicos – carros menores;
  • Intermediários – carros mais confortáveis e maiores que os carros econômicos;
  • Tamanho Família – Carros bem maiores,com espaço para toda sua bagagem.;
  • Compactos – Carros menores que os econômicos;
  • Luxuosos – Onde estão inclusos as melhores marcas e modelos de carros, com muito mais conforto;
  • Conversíveis – Carros mais confortáveis e com um lindo design.

Serviços extras oferecidos.

Cadeirinhas para crianças –   é cobrado um valor a mais, mas em caso de ter crianças em sua viagem é importante solicitar a cadeirinha.

GPS – Se não conhece bem o lugar que vai viajar, vale a pena pagar um pouco mais para não ficar perdido.

Uma dica para não ter gastos com Gps, é comprar um chip local é instalar um aplicativo de Gps em seu celular.

O importante ao alugar um carro é ficar ciente de todas suas responsabilidades, fazendo um bom uso do veículo, assim você evita pagamentos extras pelo aluguel do veículo.

Antes de alugar seu veículo pesquise na internet, para encontrar a melhor opção pra você, com as condições e serviços que vai te atender.

Se vai viajar reserve seu carro com antecedência.

Além disso, Veja também

financiar veiculo de leilão

Como financiar veículo de leilão? Aprenda esse método fácil

Financiar veículo de leilão – Quando se fala em veículos de leilão, um dos motivos …

Deixe uma resposta