Home / Noticias / Quais os tipos de motos presentes no mercado nacional.

Quais os tipos de motos presentes no mercado nacional.

Os mais diferentes tipos de motos e existem porque, com o passar dos anos, as marcas e os modelos foram ficando cada vez mais eficientes e adequados para esse ou aquele tipo de atividade, o que significa que as pessoas agora tem a opção de escolher este ou aquele tipo de moto.

Acontece que a maioria das pessoas não conhece o que significa cada tipo de moto, e acabam repetindo palavras como “custom” e “naked” sem saber exatamente o que elas significam quando relacionadas motos.

Para que você não seja uma pessoa como essas, vamos fazer uma série de artigos, que começa com esse aqui, falando de todos os tipos de motos e então mostrando o que cada tipo de moto faz de diferencial e quais as suas vantagens. Depois disso iremos falar um pouco mais sobre cada tipo de moto, em artigos mais específicos.

Quais são os tipos de motos?

Antes é importante entender que existem dois tipos principais de divisão dentre as motos, que incluem o tipo de terreno mais adequado para elas.

As motos On Road são mais adequadas para as ruas asfaltas enquanto as Off Roads trazem diferenciais muito mais relacionados a trilhas e barrancos.

Dito isso, vamos falar dos subtipos que falam muito sobre os tipos de motos e o que elas representam

Custom: Motos pensadas para conforto e menos para velocidade, as motos Custom também ficaram conhecidas como motos estradeiras.

São motos em sua maioria mais caras e mais pesadas, sendo as preferidas dos moto clubes no geral.  Marcas icônicas, como a Harley Davidson e a Indian, só fazem motos Custom.

Naked: As motos Naked são destituídas de carenagem, mais leves e eficientes, perfeitas para o uso urbano no dia a dia e poucas saídas para a estrada. São as motos para o dia a dia e trazem em sua essência a praticidade.

Dentro das naked as motos chamadas street são motos de baixa cilindrada que são perfeitas para trabalhar, como a CG 125, que é uma das motos mais tradicionais da Honda no Brasil

Esportivas com carenagem: essas são feitas para grandes velocidades, são motos usadas em corridas e têm uma tendência a serem muito mais velozes, embora não se possa mostrar isso nas ruas em geral, já que os limites não comportam esse tipo de veículo.

A estrada se torna um dos melhores lugares para sentir o que uma moto como essa esportiva com carenagem é realmente capaz de fazer.

É importante que essa não seja o primeiro tipo de moto de uma pessoa,porque elas não são exatamente simples de guiar e tem uma tendência,exatamente pela sua capacidade de velocidade,de se envolverem acidentes bem sérios.

Chopper: as choppers são confundidas com as Custom, mas tem um diferencial muito interessante: são personalizadas pelo motociclista em busca de uma expressão e de um conforto diferenciado, que apenas motos especialmente pensadas para isso podem oferecer.

Scotters: as scotters são aquelas motos menores e bem urbanas. Tanto os modelos mais novos quanto os mais antigos,como as vespas,andam bem em alta hoje em dia!São motos perfeitas para incidentes.

Roadstar: muito similares às naked, mas com cilindradas maiores, as roadsters têm como grande diferencial sua grande manobrabilidade. A maioria das motocicletas usadas por forças policiais acabam sendo dessas ou de Motards.

Grand Turismo: uma evolução das Customs, as Grand Turismo são para pessoas que querem realmente viajar muito. São enormes e apresenta suas melhores qualidades nas estradas, tendo também uma série de apetrechos mais comuns em carros,contar condicionado.

Motards: Motos mistas entre off e on Road, essas motos são eficientes e podem enfrentar uma trilha com apenas uma troca de pneus.

Trail: motos especialmente pensadas para Off Road, sendo praticamente impossível usá-las em ambiente urbanos pela falta de espelhos e sinalizações.

Essas motos tem  quadros leves e são muito mais um equipamento esportivo do que realmente motos de transporte( a não ser que você realmente more em um ambiente sem asfaltamento, nesse caso essa é uma moto perfeito para você.)

Agora que ficou claro os tipos presentes no mercado nacional, diz ai, qual estilo é o seu?

Deixe uma resposta