Home / Noticias / 4 cuidados que você deve tomar com o ar condicionado do seu carro!

4 cuidados que você deve tomar com o ar condicionado do seu carro!

Ar condicionado é uma das maiores comodidades que os veículos oferecem hoje em dia. Muitos consideram ar condicionado algo básico, embora não o seja,  e acabam ignorando que existem diversos riscos no seu uso, assim como no uso do ar condicionado excessivamente dentro de ambientes de trabalho.

Isso acontece porque o sistema de ar condicionado, para funcionar adequadamente, precisa isolar-se do restante do ambiente para que seja possível controlar a temperatura (por isso as janelas precisam estar fechadas para o ar condicionado ser efetivo.

Exatamente para isso é de suma importância que você siga esses passos para evitar problemas e dificuldades que esse tipo de coisa pode oferecer se você não for cuidadoso com o ar condicionado.

Não perca a chance excelente de conhecer estratégias para fazer com que seu ar condicionado fique muito mais seguro e eficiente, além das consequências para a sua saúde de não tomar essas atitudes.

1 – Cuide sempre do filtro de cabine ou antipólen!

Cuidar do filtro é uma das principais questões que você precisa fazer para a manutenção adequada do ar condicionado do veículo e da sua saúde. Isso porque um filtro sujo não vai impedir as impurezas externas de entrar e ainda pode entupir a entrada de ar, o que pode prejudicar o funcionamento do ar condicionado do carro.

Ou seja, a ameaça contra seu ar condicionado é dupla nesse caso. Muito cuidado com essa limpeza ,é importante inclusive verificar qual a frequência na qual esse filtro em específico precisa ser trocado.

2 – Conheça bem os comando do ar condicionado!

Conhecer bem os mecanismos do seu ar condicionado é uma excelente questão em relação a tudo que ele pode fazer. Conhecer bem esses mecanismos vai inclusive te ajudar a fazê-lo funcionar melhor.

Aprenda a usar o ar condicionado de forma que você não o prejudique com mudanças constates de temperatura e sem ficar pressionando botões enquanto você esta dirigindo (isso é extremamente perigoso!) e também sem o fazer trabalhar sem necessidade.

Ar condicionado é importante, mas não é indispensável o tempo todo!

3 – Aprendam a conciliar o suo do ar condicionado co a bateria

Um dos truques mais antigos do mundo com carro ainda à chave é manter o carro com a parte elétrica ligada (o primeiro “clique” da chave) para poder usar o ar condicionado. Isso é totalmente irresponsável e acaba com a bateria do veículo. Também não é bom ligar o carro com o ar condicionado ligado, pois isso aumenta a necessidade de energia em um espaço muito curto de tempo da bateria e isso pode se tornar um problema.

4 – Aprenda quando o ar condicionado precisa de manutenção!

Isso é algo extremamente importante para quem tem ar condicionado no carro: saber quando é necessário checá-lo em um mecânico ou aprender a fazer isso você mesmo. Se você aprender a limpar o filtro do ar condicionado em casa e o fizer com frequência,com certeza terá menos problemas e doenças que são geralmente causadas pelo ar condicionado em excesso.

Dessa forma, tudo o que você precisa fazer é prestar atenção no excesso de barulho ou se as saídas de ar começar aparecer entupidas. Isso é sinal de que o ar condicionado está com problemas e precisa de uma limpeza ou de manutenção.

Como você pôde ver, cuidar do ar condicionado do veículo é muito menos estressante do que a maioria das pessoas faz parecer. O segredo é se manter sempre atento e consciente do funcionamento desse opcional e como você pode manter a sua vida mais saudável mesmo usando ar condicionado com frequência.

Deixe uma resposta